O BRETÃO

Originária da região da Bretanha, na França, essa espécie se constituiu em uma das mais importantes raças de tração do mundo. Tem como características principais ser muito forte, rústico, mas ao mesmo tempo extremamente dócil e de fácil adaptação.

O bretão é o cavalo mais utilizado na atrelagem esportiva, mas se presta como nenhum outro a passeio de trote de charrete possibilitando momentos de muito lazer e tranqüilidade.

Uma vantagem de se criar o cavalo bretão esta na sua alimentação. Ao contrário do que pode perecer em função de seu tamanho, ele não come quantidade maior do que outras raças, pelo fato de possuir uma excelente conversão alimentar.

Atualmente no Brasil, eles também são muitos utilizados no campo, nos trabalhos de aração por pequenos agricultores e como ajudante parcial nos serviços diários nas grandes e médias propriedades, puxando carroças pesadas ou extraindo toras.
O comércio desses animais se apresenta como um mercado em franca expansão. Os preços dos animais comercializados desde 2002, têm apresentado uma forte tendência de aumento, o que valoriza muito a raça.


CAVALOS DA ESTÂNCIA
Importado da França em 2001, o garanhão Jasmin é sem dúvida, um dos mais importantes bretões do Brasil e figura entre os maiores do mundo. Prova disso são os diversos títulos conquistados, tanto na França como no Brasil. Jasmin é grande campeão francês e 2 vezes grande campeão brasileiro. A alta qualidade genética deste garanhão é tamanhas, que a França não queria liberá-lo para a exportação. Mas para nossa sorte ele hoje faz parte do plantel da Estância São Francisco de Borja.

Além da marcante presença de Jasmin, destacam-se ainda três excelentes éguas, também importadas, Fanny I, Fanny II e Belle. Todas as 3 já produziram machos e fêmeas de expecional qualidade, muitos já premiados no Brasil com títulos de grande campeão e reservado de grande campeão. Como exemplo, temos o garanhão Excalibur SFB, nascido na fazenda e que já tem o título de grande campeão brasileiro. Além dele, tem o Icaro SFB também grande campeão brasileiro e a Holly SFB grande campeã brasileira.

Por terem suas virtudes reconhecidas também fora do Brasil, esses principais animais da Estância já estão proporcionando exportações para diversos países da América Latina, por recomendação da Associação Francesa de criadores do cavalo Bretão.

 
Publicidade